23/04/2019

Em luta contra a implementação da IN-2, SINDSIFCE convoca servidores a participar de reunião nesta quinta, 25/4, às 8h15, na Reitoria

Com o objetivo de ampliar o debate sobre a Instrução Normativa nº 2/2018 e as consequências de sua implementação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, o SINDSIFCE faz um chamado às servidoras e aos servidores a se fazerem presentes à Reitoria (Rua Jorge Dumar, 1703), nesta quinta, 25 de abril, a partir das 8h15, para participar de reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir/IFCE).

A ação integra o conjunto de encaminhamentos tirados na última Assembleia Geral da categoria, realizada no dia 12 de abril, quando as pessoas presentes reiteraram posicionamento contrário à instrução publicada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e rejeitaram a última proposta de minuta da resolução que regulamenta a jornada de trabalho por meio do controle eletrônico da assiduidade no IFCE.

IN-2

Dado seu caráter fiscalizador e punitivo, a IN-2 tem preocupado as servidoras e os servidores comprometidos com a defesa do IF e dos direitos sociais. Num cenário em que a Educação teve o maior corte de recursos anunciado pelo governo federal (R$ 5,8 bilhões), e que os poderosos se apressam para aprovar uma reforma da Previdência que mantém privilégios e aprofunda desigualdades, implementar essa instrução normativa enfraquece a comunidade e compromete, ainda mais, as condições necessárias para uma luta minimamente democrática.

A real necessidade de implementação das orientações, critérios e procedimentos constantes na IN-2 tem sido questionada, uma vez que a própria Lei 8.112/1990 dispõe de mecanismos de fiscalização e punição do trabalho do servidor público federal. A implementação do ponto eletrônico, a limitação das declarações de comparecimento médico, a adoção do banco de horas, o risco à jornada de 30 horas semanais e a compensação das horas utilizadas em atividades sindicais estão entre os principais pontos destacados pelo Sindicato como prejudiciais.

Mobilização

Diante dos riscos apresentados, as servidoras e os servidores defendem que o tema seja debatido de forma ampla pela comunidade do IFCE. É nesse sentido que o SINDSIFCE reforça o chamado para que se façam presentes à Reitoria (Rua Jorge Dumar, 1703), nesta quinta, 25 de abril, a partir das 8h15, para apresentar tal reivindicação durante reunião do Coldir.

Saiba mais

A IN-2 é alvo de discussões jurídicas das entidades sindicais, podendo ser questionada por ilegalidade e inconstitucionalidade. O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) solicitou à sua assessoria a elaboração de nota técnica sobre o tema. O resultado foi publicado pelo Wagner Advogados Associados.
Última atualização: 24/04/2019 às 08:23:16