29/04/2019

Atividade que acontece nesta segunda, 29/4, a partir das 15h30, reúne servidoras e servidores do IFCE para debater a IN-2

As servidoras e os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) têm novo encontro marcado para debater a Instrução Normativa nº 2/2018. Será nesta segunda-feira, 29/4, a partir das 15h30, na sede do SINDSIFCE (Rua Aratuba, nº1A). Esse encontro objetiva também organizar a participação da comunidade na reunião com o reitor Virgílio Araripe, agendada para terça-feira, 30/4, às 11h (novo horário), na Reitoria (Rua Jorge Dumar, 1703).

A atividade de preparação e a reunião acontecem após diversas manifestações da comunidade sobre os perigos decorrentes da instrução caso implementada no Instituto. De acordo com documento entregue por uma comissão ao reitor do IFCE no último dia 25/4, “Em todas essas ocasiões em que a IN-02 foi debatida por iniciativa do SINDSIFCE e da categoria como um todo, houve inúmeras manifestações de incerteza, contrariedade, rejeição ao conteúdo da IN-2 e à forma de sua implementação”.

As servidoras e os servidores questionam a falta de debate amplo e a celeridade com que o tema vem sendo tratado pelo administração do Instituto. Além disso, destacam como principais pontos prejudiciais do documento: a implementação do ponto eletrônico, a limitação das declarações de comparecimento médico, a adoção do banco de horas, o risco à jornada de 30 horas semanais e a compensação das horas utilizadas em atividades sindicais.

Mobilização

O SINDSIFCE reforça o chamado para que todas as servidoras e os servidores comprometidos com a defesa do IF e dos direitos sociais se façam presentes à atividade de debate e preparação sobre a IN-02, que acontece nesta segunda, 29/4, a partir das 15h30, no SINDSIFCE, e para a reunião com o reitor Virgílio Araripe, que acontece terça-feira, 30/4, às 11h, na Reitoria do Instituto.