14/05/2019

15/5, Dia de Luta em Defesa do IFCE e da Educação: SINDSIFCE orienta servidores(as) sobre participação e reposição de horas

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) ressalta a importância da participação de todos os servidores e servidoras do IFCE nas atividades de mobilização e manifestação pública marcadas para esta quarta-feira, 15/5, Dia de Luta em Defesa do IFCE.

Diante de um cenário em que nosso  Instituto sofre corte de nada menos que 39% de seu orçamento, inviabilizando a própria continuidade das atividades e tornando o fechamento de portas uma ameaça real, os trabalhadores do IFCE não têm outra opção a não ser a luta.

Exatamente por esse quadro, somado a vários outros ataques do atual Governo Federal à educação, à docência, à liberdade de cátedra, à Previdência Social, ao livre pensamento, à cidadania, todos os estados brasileiros realizarão atividades de mobilização e manifestação nesta quarta, 15/5.

Assim, o SINDSIFCE reforça a importância da participação de todos, destacando que não se trata de uma paralisação formal (que demandaria deliberação em Assembleia Geral dos servidores do IFCE, convocada para esse fim específico), mas de atividades de mobilização e manifestação.

Assim, diante de dúvidas apresentadas ao Sindicato por alguns integrantes da categoria, a Assessoria Jurídica do SINDSIFCE orienta que:

1. A Reitoria poderá vir a exigir a reposição de horas, para docentes (aulas) e técnicos (carga horária de trabalho). O Sindicato, porém, tentará em diálogo com a Reitoria que seja respeitado o direito dos servidores a participar das atividades de mobilização,

2. Quanto ao QAcadêmico: registrar como “Participação em Atividade Sindical” (para docentes que estiverem nas mobilizações). Isso não garante que não será preciso reposição; apenas nos permite um registro factual e a possibilidade de lutar para repor somente conteúdo do dia;

3. Todos os campi receberão, através de seus representantes sindicais ou servidores que estejam envolvidos nas mobilizações, uma lista de frequência para comprovação e emissão de declaração de participação em atividade sindical. Como já informado, a assinatura da lista não desobriga o(a) servidor(a) da reposição. Mas nos abre a possibilidade de negociar com a Reitoria como essa reposição será feita. A lista deve ser enviada ao SINDSIFCE até dia 16, pelo e-mail sindsifce@hotmail.com.

O Sindicato agradece pelo massivo apoio demonstrado nos campi e nas redes sociais, nos últimos dias, a essa luta tão importante. E conclama todos a participarem ativamente da luta neste 15/5, continuando a enviar fotos e vídeos para divulgação em nossas redes, pelo whatsapp 85.99973-3054.

Vamos à luta, em defesa do IFCE e do direito à educação!

A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE

Última atualização: 14/05/2019 às 18:29:07