22/05/2019

30 de maio é dia de luta em defesa da Educação: confira orientações para atividades nos campi

Um novo dia nacional de lutas está sendo convocado para quinta-feira, 30 de maio. Outra vez, a exemplo do que ocorreu no último dia 15, as ruas do País devem ser tomadas pelos que se opõem ao corte de verbas anunciado pelo governo federal e defendem uma Educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

No Ceará, a luta em defesa de escolas, Institutos e Universidades segue firme e tem contado com a ampla participação de estudantes, servidores e comunidades beneficiadas pelo IFCE. Em Fortaleza e nos diversos municípios do Estado, estão sendo organizadas ações diversas. Para dar continuidade e ampliar a campanha #tiraamaodomeuIF, o SINDSIFCE novamente publica um conjunto de sugestões do que pode vir a ser feito em cada campus. Confira:

Eu visto a camisa em defesa do IFCE!

Estudantes e servidores podem ir ao campus ou aos protestos vestidos com uniformes ou camisas do IFCE. Outra opção também é ir vestido de preto, em luto contra os cortes que, na prática, representam o fim da Educação pública.

IFCE nas redes

Fazer uso da hashtag #tiraamaodomeuIF nas postagens nas redes sociais. Curtir, comentar, compartilhar materiais de campanha publicados na página do Facebook e no site do SINDSIFCE. Publicar fotos e vídeos das ações.

Oficina de faixas e cartazes

Confeccionar faixas e cartazes para serem fixados nos campi, bem como espalhados pelas cidades. Panfletos podem ser entregues na entrada e saída dos campi, nos comércios e vizinhanças.

"Blitze" de diálogo com a comunidade

Também podem ser montadas "blitze"educacionais em locais estratégicos nas cidades para expor cartazes/faixas e entregar os panfletos para dialogar com a comunidade, explicar o impacto dos cortes no ensino básico e superior.

IFCE: espaço de educação, ciência e luta

Organizar pequena solenidade para fixar faixa da campanha “Em Defesa do IFCE”. Convocar toda a comunidade para o momento. As faixas serão disponibilizadas pelo SINDSIFCE. Representantes de campi devem entrar em contato para fazer solicitação.

Rodas de conversa

Realizar, nos campi e em praças, igrejas e demais espaços públicos, atividades tais como: leitura de artigos (jornais, site do SINDSIFCE, nota do IFCE/UFC/etc.), debates e rodas de conversa sobre os cortes e os efeitos devastadores na educação pública.

O IFCE faz e acontece

Organizar mostras científicas e culturais (repetir ou ampliar as edições que já acontecem nos campi), divulgando amplamente nas redes sociais e convidando a sociedade a participar (familiares, estudantes secundaristas, etc.).

Fala IFCE!

Montar caixa de som com microfone em um pátio ou local estratégico do campus. Todos os dias, durante chegada/saída/intervalos, estudantes e servidores poderão recitar poemas, fazer depoimentos, realizar apresentações artísticas, batalhas de rap, etc. que tenham a defesa do IFCE, da educação, e da democracia como temas.

“Vira-Corte” do IFCE

Montar em praças, ruas, igrejas, banquinhas com café para conversar com as pessoas sobre os impactos dos cortes na educação; entregar materiais informativos; convidar a se juntarem às manifestações e luta em defesa da educação pública.

Aulas públicas

Organizar uma aula pública sobre o IFCE. Pode ser no campus ou em local que tenha grande visibilidade na cidade. Os dados do site do "IFCE em Números" podem ser consultados de modo prático e rápido.

Passeata/ato público

Estudantes e servidores devem entrar em contato com as demais escolas da cidade (municipais e estaduais), sindicatos e associações de trabalhadores e moradores para realizarem uma passeata ou ato em praça pública.

Precisa de ajuda para organizar uma ação?

Entre em contato com o SINDSIFCE pelos telefones: (85) 3223-6370 / 3281-0209. Para que possamos divulgar em nossas redes sociais e na imprensa, solicitamos ainda que os registros das ações (feitos por fotografias ou vídeos) sejam enviados por WhatsApp para (85) 99973-3054 ou ao e-mail sindsifce@hotmail.com.