Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  22/05/2019 

30 de maio é dia de luta em defesa da Educação: confira orientações para atividades nos campi

Um novo dia nacional de lutas está sendo convocado para quinta-feira, 30 de maio. Outra vez, a exemplo do que ocorreu no último dia 15, as ruas do País devem ser tomadas pelos que se opõem ao corte de verbas anunciado pelo governo federal e defendem uma Educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. 
 
No Ceará, a luta em defesa de escolas, Institutos e Universidades segue firme e tem contado com a ampla participação de estudantes, servidores e comunidades beneficiadas pelo IFCE. Em Fortaleza e nos diversos municípios do Estado, estão sendo organizadas ações diversas. Para dar continuidade e ampliar a campanha #tiraamaodomeuIF, o SINDSIFCE novamente publica um conjunto de sugestões do que pode vir a ser feito em cada campus. Confira:
 
Eu visto a camisa em defesa do IFCE!
 
Estudantes e servidores podem ir ao campus ou aos protestos vestidos com uniformes ou camisas do IFCE. Outra opção também é ir vestido de preto, em luto contra os cortes que, na prática, representam o fim da Educação pública.
 
IFCE nas redes
 
Fazer uso da hashtag #tiraamaodomeuIF nas postagens nas redes sociais. Curtir, comentar, compartilhar materiais de campanha publicados na página do Facebook e no site do SINDSIFCE. Publicar fotos e vídeos das ações.
 
Oficina de faixas e cartazes
 
Confeccionar faixas e cartazes para serem fixados nos campi, bem como espalhados pelas cidades. Panfletos podem ser entregues na entrada e saída dos campi, nos comércios e vizinhanças. 
 
"Blitze" de diálogo com a comunidade
 
Também podem ser montadas "blitze"educacionais em locais estratégicos nas cidades para expor cartazes/faixas e entregar os panfletos para dialogar com a comunidade, explicar o impacto dos cortes no ensino básico e superior.
 
IFCE: espaço de educação, ciência e luta
 
Organizar pequena solenidade para fixar faixa da campanha “Em Defesa do IFCE”. Convocar toda a comunidade para o momento. As faixas serão disponibilizadas pelo SINDSIFCE. Representantes de campi devem entrar em contato para fazer solicitação.
 
Rodas de conversa
 
Realizar, nos campi e em praças, igrejas e demais espaços públicos, atividades tais como: leitura de artigos (jornais, site do SINDSIFCE, nota do IFCE/UFC/etc.), debates e rodas de conversa sobre os cortes e os efeitos devastadores na educação pública.
 
O IFCE faz e acontece
 
Organizar mostras científicas e culturais (repetir ou ampliar as edições que já acontecem nos campi), divulgando amplamente nas redes sociais e convidando a sociedade a participar (familiares, estudantes secundaristas, etc.).
 
Fala IFCE!
 
Montar caixa de som com microfone em um pátio ou local estratégico do campus. Todos os dias, durante chegada/saída/intervalos, estudantes e servidores poderão recitar poemas, fazer depoimentos, realizar apresentações artísticas, batalhas de rap, etc. que tenham a defesa do IFCE, da educação, e da democracia como temas.
 
“Vira-Corte” do IFCE
 
Montar em praças, ruas, igrejas, banquinhas com café para conversar com as pessoas sobre os impactos dos cortes na educação; entregar materiais informativos; convidar a se juntarem às manifestações e luta em defesa da educação pública.
 
Aulas públicas
 
Organizar uma aula pública sobre o IFCE. Pode ser no campus ou em local que tenha grande visibilidade na cidade. Os dados do site do "IFCE em Números" podem ser consultados de modo prático e rápido.
 
Passeata/ato público
 
Estudantes e servidores devem entrar em contato com as demais escolas da cidade (municipais e estaduais), sindicatos e associações de trabalhadores e moradores para realizarem uma passeata ou ato em praça pública.
 
Precisa de ajuda para organizar uma ação? 
 
Entre em contato com o SINDSIFCE pelos telefones: (85) 3223-6370 / 3281-0209. Para que possamos divulgar em nossas redes sociais e na imprensa, solicitamos ainda que os registros das ações (feitos por fotografias ou vídeos) sejam enviados por WhatsApp para (85) 99973-3054 ou ao e-mail sindsifce@hotmail.com. 
 
Leia também: 
Última atualização: 22/05/2019 às 12:58:49
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br