16/07/2019

Confira o destaque das principais notícias no informativo semanal do SINDSIFCE

INFORMATIVO SEMANAL SINDSIFCE
Terça, 16 de julho de 2019
Leia - Comente - Curta - Compartilhe

COMO RECEBER?
Via WhatsApp, envie mensagem para 85-9858-0145.
Via e-mail, envie mensagem para sindsifce@hotmail.com
Pelo Facebook, curta a página SINDSIFCE SINASEFE.
Envie comentários, críticas e sugestões.

#1 - SINDSIFCE publica nota oficial em repúdio à "deforma" da Previdência e alerta para as consequências sobre a sociedade

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - SINDSIFCE repudia a aprovação da "deforma da Previdência" em 1o. turno pela Câmara dos Deputados e alerta para os irrecuperáveis prejuízos que a medida causará ao povo brasileiro.

Confira a nota e compartilhe: https://bit.ly/2NVG5EE

#2 - "Nova política": às vésperas de votação da "deforma" da Previdência, Governo Federal não libera somente milhões em emendas, mas também cargos

Às vésperas de votar a "deforma" da Previdência e comprometer o direito dos brasileiros à aposentadoria, o Governo Federal realizou expressivas liberações de dinheiro em emendas aos parlamentares que votariam a favor da "reforma". Além de recursos, cargos também foram liberados.

Confira matéria do Diário do Nordeste:  http://bit.ly/2XYQMdB

#3 - Molon: oposição foi vitoriosa em reduzir danos, mas o povo ainda não compreendeu impacto da "reforma" da Previdência

Líder da oposição na Câmara, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), 47, afirma que a parte da população favorável à reforma da Previdência ainda não compreendeu o que realmente está acontecendo. "Há ainda, eu percebo, uma espécie de anestesia na sociedade em relação a esse tema, porque acho que ainda não compreenderam. Quando compreenderem, quando as pessoas entenderem o que aconteceu, eu não tenho a menor dúvida de que essa percepção vai mudar radicalmente", diz.

Confira a entrevista: https://bit.ly/30ymc7Z

#4 - Governo Federal corta repasse para educação básica e esvazia programas

O Governo Federal cortou repasse para educação básica, atingindo diversos programas, como educação integral, creches e apoio à alfabetização, no primeiro semestre do ano. Os detalhes foram obtidos pela Folha, via Lei de Acesso à Informação.

#5 - Novo presidente da UNE conclama à mobilização contra projeto que permite cobrar mensalidades para universidades públicas

O 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) elegeu, domingo (14/07), seu novo presidente para os próximos dois anos: Iago Montalvão, de 26 anos, estudante da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Montalvão prometeu um mandato de unificação e manifestou o posicionamento de combate ao projeto "Future-se", anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. A proposta prevê a autonomia financeira para universidades, que deixariam de ser autarquias e, com isso, poderiam cobrar mensalidades.

#6 - Novo pacote do MEC: compromisso com quem?

O Ministério da Educação divulgou uma série de medidas questionáveis envolvendo a Educação Básica. Em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a pasta propõe itens como a militarização de escolas e a redução de investimentos (descumprindo as metas do Plano Nacional de Educação).

#7 - Sem dinheiro, IFSul suspende cursos técnicos de Educação a Distância (EaD)

O Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), no uso de suas atribuições legais, torna público que, em virtude de problemas operacionais acentuados pelo atual contingenciamento orçamentário imposto pelo Governo Federal, os cursos Técnicos de Educação a Distância (EaD) do Profuncionário (Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Infraestrutura Escolar, Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar) e do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça (Técnico em Agroindústria, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Administração e Técnico em Contabilidade) estão suspensos durante o primeiro semestre deste ano.

Vale lembrar que o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, declarou em audiência pública que o Instituto só tem dinheiro para manter suas atividades até agosto, caso os cortes orçamentários impostos pelo MEC não sejam revertidos.

Confira nota do IFSul: https://bit.ly/2xMU70s

#8 - Vem aí a Bienal Internacional do Livro do Ceará. Prepare-se para aproveitar a programação, que começa daqui a um mês, com entrada franca

No Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e com mais de 60 nomes confirmados, XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 16 a 25 de agosto. Entre os convidados estão os renomados escritores Lucia Santaella, Eduardo Agualusa, Mia Couto e Raduan Nassar. Agende-se para participar com sua família

#9 - Em Fortaleza, sistema de autoatendimento nos ônibus causa insatisfação

Usuários do serviço de transporte público, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (SINTRO), têm manifestado descontentamento com o sistema de autoatendimento implementado nos ônibus em Fortaleza. Além de gerar demissão de cobradores, parte da população reclama dos transtornos sofridos por quem não consegue embarcar nos coletivos que exigem como única forma de pagamento o vale transporte eletrônico.

Confira petição pública pela revogação do autoatendimento: http://bit.ly/2LoIkOF
Última atualização: 16/07/2019 às 12:25:42