08/06/2020

SINDSIFCE se soma a diversas entidades cearenses e participa de reunião do Observatório pelo Direito à Educação

O Sindicato dos Servidores do IFCE - SINDSIFCE participou, no último dia 30 de maio, da primeira reunião do Observatório pelo Direito à Educação, que pretende ser um instrumento (inter) institucional para monitorar a garantia de direitos e a implementação das políticas de educação durante e após a pandemia.

Durante a reunião virtual, convocada pelo mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL-CE), representantes de diversas entidades manifestaram preocupação quanto ao plano de reabertura econômica apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, liberando o funcionamento de empresas e instituições, mesmo que gradual e escalonado, bem como a circulação de pessoas.

Em relação às condições necessárias ao retorno das atividades presenciais educacionais, surgiram diversas propostas apresentadas durante o debate. Tais propostas podem ser agrupadas em três eixos: sanitário; estrutural; gestão pedagógica e de pessoal.

Dentre os principais encaminhamentos da reunião, estão: a defesa de que a vida vale mais do que os lucros; o fortalecimento da luta pela democracia; o fortalecimento da luta pelo isolamento social no Ceará; a redação de uma carta-aberta para a Assembleia Legislativa do Ceará para a instituição de um observatório; a elaboração de um Projeto de Lei sobre "educação pós-pandemia"; e a manutenção de articulação para efetivar o Observatório.

Clique aqui e acesse a relatoria completa da reunião.
Última atualização: 08/06/2020 às 12:02:00