09/06/2020

Em assembleia, servidores do IFCE recusam ensino remoto e retomada do calendário e aprovam possível construção de greve

Em Assembleia Geral encerrada na noite desta terça-feira, 9/6, os servidores e servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) aprovaram repúdio e recusa ao ensino remoto e à retomada do calendário acadêmico com atividades online, apontando total falta de condições para professores, técnicos, estudantes e familiares em plena pandemia. Os servidores aprovaram realização de ampla mobilização e possível construção de greve contra essas medidas previstas pela Reitoria do Instituto.

Os servidores e servidoras do IFCE também aprovaram ingressar com ação judicial contra o trabalho e o ensino remoto no Instituto, solicitando à Justiça a suspensão do calendário acadêmico, cujo retorno vem sendo imposto pela direção da instituição. Para os servidores, a ação judicial é necessária diante da falta de diálogo com a Reitoria e em face dos riscos de precarização da educação com as aulas online, inacessíveis a muitos estudantes e realizadas em condições adversas também para os docentes.

Vários servidores destacaram na assembleia a realidade de total falta de condições para ensino remoto e retomada do calendário, com estudantes sem acesso à Internet, em vários municípios e distritos cearenses, sem computador ou celular adequado, sem local em condições para assistir a aulas em casa e até em situação de insegurança alimentar, dados os efeitos econômicos e sociais da pandemia.

Diversos  professores e técnico-administrativos do IFCE também relataram, na assembleia, quadros como exaustão, excesso de relatórios e burocracia para provar semanalmente a realização de atividades a distância, situação de precarização da educação, imposição da produção de aulas em vídeo, incertezas e falta de diálogo nos campi e com a Reitoria quanto à pretendida retomada do calendário acadêmico. A medida pode trazer graves prejuízos aos estudantes e servidores, com indefinições sobre como ficaria a situação dos estudantes que não conseguiriam ter acesso às aulas online.

Também foi destacado que poucos estudantes responderam a pesquisa do IFCE sobre reais condições para ter aulas a distância e que, dos que responderam, muitos não possuem essas condições. Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) com os professores e técnico-administrativos já contou com a participação de mais de 400 servidores, que apontam dificuldades no dia a dia de trabalho durante a pandemia e falta de condições para o processo pedagógico a distância com retomada do calendário acadêmico, como pretende a Reitoria.

Outros pontos aprovados na Assembleia

Os servidores também aprovaram na assembleia desta terça-feira, 9/6, solicitação de todos os detalhes da pesquisa realizada pela gestão do IFCE. O objetivo é elaborar, juntamente com a pesquisa realizada pelo Sindicato e com outras desenvolvidas pelos diversos campi, um painel da real situação dos estudantes e dos empecilhos para o ensino remoto.

Os servidores e servidoras intensificarão o diálogo com os estudantes do IFCE, a respeito do tema, debatendo-o com as entidades estudantis, que também já se manifestaram contra o ensino remoto.

Outros encaminhamentos aprovados foram cobrar à Reitoria e ao Comitê de Enfrentamento à Covid no IFCE respeito à qualidade de vida e à saúde física e psicológica de servidores e servidoras, discentes e familiares, além de demandar à direção do Instituto democracia, participação e diálogo para a tomada de decisões, principalmente neste momento de pandemia.

A assembleia também debateu a perigosa e extremada conjuntura política brasileira, em que crise econômica, social, política, ética e sanitária se misturam, com graves consequências para a democracia. Os ataques aos servidores federais, que incluem o congelamento de salários até 2021, mesmo com defasagem de anos sem reajuste, também foram debatidos pelos trabalhadores do IFCE.
Última atualização: 10/06/2020 às 09:58:08