23/10/2020

Em assembleia, servidores do IFCE reforçaram urgência da luta contra reforma administrativa: união da sociedade para salvar os serviços públicos

Em Assembleia Geral finalizada na noite desta quinta-feira, 22/10, os servidores e as servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) destacaram a urgência da luta contra a reforma administrativa proposta pelo Governo Federal e a necessidade de ampla mobilização social para salvar os serviços púbicos.

"A reforma mira nos servidores, mas atinge principalmente a população em geral, principalmente a que mais precisa dos serviços públicos, incluindo educação e saúde", destacaram os servidores, ressaltando que é necessária a união de todos e todas para barrar a reforma.

David Lobão, coordenador geral do SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), participou da assembleia fazendo uma análise da reforma administrativa e das estratégias de luta contra esse novo ataque do processo de desmonte do estado brasileiro e da Constituição de 1988. Uma ameaça sucedida por "reformas" trabalhista e previdenciária.

Contra a destruição do serviço público

"A PEC 32, da reforma administrativa, é amplíssima. Desconstrói a Constituição e a Lei 8.112, que trata do serviço público. Destrói o serviço público!", alertou David Lobão.

"Os dois principais pontos de defesa da reforma pelo governo é que o Estado brasileiro seria inchado. E que o servidor seria privilegiado. Nenhum dos dois é verdadeiro", ressaltou, citando que a Noruega tem muito mais servidores, percentualmente, em relação ao Brasil, com melhor IDH.

Contratação de servidores de 9 formas

Caso a reforma administrativa seja aprovada como atualmente proposta, servidores públicos federais serão contratados de 9 formas diferentes, alertou David Lobão. "O concurso será a última forma, a menos usada, a que mais dá trabalho. Será uma mudança de qualidade nas relações do Estado, para a volta de políticos podendo nomear os servidores".

David Lobão ressaltou que a reforma ameaça todos os servidores, dos que ingressaram mais recentemente no serviço público aos mais experientes.

"A carreira EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) pode ser extinta posteriormente, por projeto apresentado no Congresso. Estamos sujeitos a uma carreira morta. E a reforma cria um novo grupo de servidores: 'assessores de liderança'. Livremente escolhidos por políticos para todos os cargos comissionados, funções gratificadas, inclusive sendo os chefes dos servidores", destacou David Lobão.

Luta contra a reforma: o que fazer?

O FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) lançou uma campanha publicitária e de mobilização contra a reforma administrativas, com novas peças para as redes sociais, todos os dias, publicadas às 14h. Compartilhar o material é uma forma de se somar à campanha, que também inclui uma Plenária Nacional dos Servidores Públicos, que acontece virtualmente neste sábado, 24/10, a partir das 14h. Para participar, basta se inscrever gratuitamente clicando aqui.

"O projeto que está sendo executado nos destrói, nos acaba! Nos coloca em situação muito difícil, em muito pouco tempo. Teremos uma escola muito fragilizada! O governo está atacando fortemente nossas instituições. Retirando 10% do orçamento. Se a gente não acordar pra essa luta, seremos destruídos", reforçou David Lobão.

Mobilizar a população

"Não vamos avançar nessa luta, se não trouxermos a população em geral, inclusive os familiares dos nossos estudantes. Precisamos trazer os usuários dos serviços públicos. Mostrar que a reforma mira no servidor mas atinge a população que depende dos serviços públicos", destacou Artemis Martins, integrante da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE.

O Sindicato promoverá ações especiais relativas à luta contra a reforma administrativa, no dia 28/10, somando-se à mobilização nacional sobre o tema, com atividades em todos os estados. Confira nas redes sociais e no site www.sindsifce.com.br.
Última atualização: 23/10/2020 às 11:02:22